28 junho 2006

Projeto Copa do Mundo - Ensino Médio

O Projeto Copa do Mundo realizado pelo Ensino Médio da Escola Barnabé teve como objetivo decorar as salas de aula com as diversas características dos países presentes na Copa 2006.



Os alunos pesquisaram sobre Geografia, História, Cultura, comidas típicas e Paisagens de cada país, elaborando enfeites, bandeiras e painéis que serviram de motivos decorativos para cada sala-de-aula.



No detalhe das fotos, observamos duas professoras da Escola Barnabé: Profª Hilda (Ciências e Biologia) e Profª Eliene (Inglês). Sendo professoras também de escolas particulares de Santos, ambas se mostraram satisfeitas com o desempenho dos alunos, que demostraram muita criatividade e empenho na decoração.



As bandeiras afixadas nas salas-de-aula foram confeccionadas em tecido pelos próprios alunos, tendo a coordenação do Profº Humberto de Educação Física, e foram utilizadas na abertura do Inter-Classes no desfile das Bandeiras.





18 junho 2006

Vídeo: Projeto Copa do Mundo - Cantinho da Leitura

Este vídeo mostra os alunos da 6ª série A da Escola Barnabé montando a Revista da Copa do Mundo para o Cantinho da Leitura - Jornal A Tribuna. Os alunos foram divididos em grupos, ficando cada qual com um país da copa.

Todas as turmas do Ensino Fundamental participaram do Projeto Interdisciplinar. Os melhores trabalhos ficarão expostos no Cantinho da Leitura.

Este vídeo contou com a produção e participação da Coordenadora Pedagógica, Viviane Daud e do Professor de Geografia Marcelo Suwabe.


17 junho 2006

Cantinho da Leitura

O Cantinho da Leitura - Jornal A Tribuna é um espaço especialmente criado para estimular a leitura de jornais e revistas.

Na Escola Barnabé o cantinho da leitura funciona no corredor principal da escola, em frente à sala da direção e ao lado da secretaria.

Fazendo també as vezes de "sala de espera", o Cantinho da Leitura tem sido muito freqüentado tanto por pais de alunos quanto por alunos e professores do estabelecimento.


02 junho 2006

Bienal de Artes
Visuais I


Os alunos da Escola Estadual Barnabé visitaram, no dia 1º de junho, a 10ª Bienal Nacional de Artes Visuais de Santos, que ocorreu no Teatro Municipal da cidade.





Alunos da 6ª A e 7ª A foram premiados, graças ao bom rendimento escolar, com o passeio, que foi organizado pelos professores Marcelo de Geografia e Marta de Língua Portuguesa.



Nestas primeiras fotos, pode-se observae pinturas realizadas por artistas de diversas partes do país.

Bienal de Artes
Visuais II


Com a ajuda de monitores treinados, os alunos puderam observar as obras e interpretá-las, buscando entender exatamente o que o artista quis dizer em seu trabalho.



Os alunos puderam entrar em contato com as mais diversas técnicas e formas diferenciadas de obra de arte, tais como pinturas, fotografias, videos e esculturas. Obras que se utilizavam dos mais diversos tipos de materias: vários tipos de tinta, tijolos, ventiladores, vídeos, canudinhos, barbantes, entre outros.



O passeio pela Bienal permitiu que os alunos pudessem entender que, atualmente, obra de arte vai muito além da pintura, fotografia e da escultura, entrando nos campos da mídia digital, onde artistas se utilizam de computador e vídeo para criar. O som também faz parte de uma obra de arte, como no caso da obra que continha três ventiladores.



Outro detalhe importante foi a idéia de que obra de arte não é apenas uma coisa estática, mas que tem movimento, que pode se transformar, como foi no caso do vídeo em que o artista desenhou no chão uma árvore de pólvora. Depois que a pólvora foi queimada, a obra de arte se modificou.



Muitas outras obras buscavam também dar a idéia de movimento. Portanto, obra de arte, é também movimento, transformação.