29 setembro 2006

Vídeo: Eleições 2006

Com a organização das Professoras de matemática Ana Paula e Isabel, os alunos da 7ª séria A e 7ª série B realizaram um teatro de marionetes sobre as Eleições 2006.

Abaixo, segue o vídeo com o teatro realizado pelas alunas da 7ª séria B.


15 setembro 2006

Exposição "Relíquias da Escola Barnabé" no Mendes Convention Center.

Durante os dias 6 a 9 de setembro ocorreu, no Mendes Convention Center, a Exposição Relíquias da Escola Barnabé. Foram expostos vários objetos , fotos e livros antigos que pertencem ao acervo da escola. Dentre eles, destacam-se: Capacete da Revolução Coinstitucionalista de 1932 (a escola serviu de posto de alistamento militar), Carteiras de madeira antigas, fotos de ex-alunos e ex-professores desde 1902 e certificados desde a década de 1910.



A Exposição foi extremamente dinâmica. Os alunos das 6ª série A (Andriw, Jennifonda e Milton) e 7ª série B (Beattriz, Caroline, Lenise, Tais e Weverton), fizeram uma demonstração da "Oficina de Preservação de Documentos Históricos". Munidos de luvas, aventais, máscaras e pincéis mostraram todas as etapas de higienização e manipulação de livros de registros e fotos antigas.




Por outro lado, as alunas da 8ª séria A (Jaqueline, Julyana, Laryssa, Melissa e Yaeko) participaram como monitoras. Vestidas com os uniformes antigos da escola (vestidos brancos e lacinhos na cabeça), acompanharam os visitantes que puderam pesquisar registros de ex-alunos (1920-1950) da escola.



A Exposição organizada pelo Professor Marcelo Hideki Suwabe contou com a colaboração irrestrita das diretoras da escola Dona Irani e Ana Paula , das professoras Marisa (Educação Artística) e Iacy (Matemática) e de todo o corpo docente e funcionários da Escola Barnabé, que de uma forma ou de outra contribuiram para que a Exposição ocorresse.




Agradecimentos especiais: ao Eustázio Pereira Filho (Abead), Fernando Silva (Atriun Eventos), Danielle Juaçaba e Partrícia Francisco (Centro de Memória Bunge), Renata Fugazza (Grupo Mendes) e Eduardo (Diretoria de Ensino) e Sílvia (Jornal Escola - A Tribuna)


XVIII Congresso Abead no Mendes Convention Center

Durante os dias 6 a 9 de setembro de 2006 foi realizado no Mendes Convention Center o XVIII Congresso da Abead (Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogras).



No primeiro dia de Congresso aconteceu simultaneamete o II Pré-Congresso de Educadores, onde diversos temas relacionados ao uso do álcool e outras drogas foram discutidos pedagogicamente.



Durante o Pré-Congresso de Educadores, fomos convidados a divulgar a Exposição "Relíquias da Escola Barnabé" para um público composto basicamente de professores, dirigentes escolares e pedagogos.





Desta forma, tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que é desenvolvido pelos professores da escola.



Centro de memória da Educação: "Dona Irani José Abud Romano"

Durante a Exposição "Relíquias da Escola Barnabé" ocorreu a inauguração oficial do Centro de Memória da Educação.




Os alunos que fazem parte do Projeto Relíquias escolheram, em unanimidade, homenagear a atual diretora da Escola Barnabé Dona Irani, por seu exemplar trabalho realizado nos últimos 22 anos de gestão.



A idéia central do Centro de Memória é resgatar parte da História da Educação Santista através da preservação de documentos textuais, iconográficos e museológico.



O trabalho de preservação já vem sendo feito há vários anos, porém, somente agora, teve-se a iniciativa de se criar o Centro de Memória.