17 setembro 2007

10 Atitudes para Melhorar a Escola Barnabé

Sabemos que a direção da Escola Estadual Barnabé vem realizando um excelente trabalho administrativo e de conservação do patrimônio da escola. Recentemente a escola foi restaurada e o resultado agrada a todos que vem conhecer/rever a escola.

Pensando na boa manutenção da escola, os alunos das oitavas séries B e C realizaram, durante as aulas de geografia, uma atividade buscando encontrar idéias e atitudes que os próprios alunos deveriam tomar para ajudar a manter essas boas condições da escola. Baseados nas idéias da Agenda 21(no qual os governos e populações do mundo inteiro propuseram idéias e ações para melhorar as condições ambientais e de vida de todos), os alunos sugeriram 10 atitudes que contribuam para o bem estar de alunos, professores e funcionários.

A importância da atividade se deu na medida em que serviu de momento de reflexão para os próprios alunos. Avaliando suas atitudes em sala de aula e nos demais ambientes da escola, eles puderam propor idéias para termos, cada vez mais, uma escola pública de qualidade.

Prevista nos Parâmetros Curriculares de Geografia (PCN), a atividade buscou desenvolver a postura crítica e observadora dos alunos. Competências estas importantes nos dias de hoje.

Veja abaixo algumas idéias para melhorar a nossa escola.




Algumas idéias da 8ª B:

  • Para melhorar a escola, deveria-se plantar mais árvores ao redor dela;
  • Alguns alunos não deveriam rabiscar as carteiras e deveriam parar de jogar lixo no chão das classes;
  • Alguns alunos, não deveriam deixar sujeira na quadra de futebol ;
  • Alguns alunos deveriam ter mais educação com os professores (A.);
  • Máximo de repeito ao próximo (D.);
  • Aumentar o salário dos professores (B.);
  • Ter mais de duas aulas de educação física por semana (W.);
  • Promover mais passeios culturais (L.);
  • Nos dias da semana, sortear uma sala para ajudar na limpeza da escola (J.);
  • Colocar lixeiras apropriadas para cada tipo de lixo: metal, papel, etc. (E.;
  • Cabe a cada aluno avaliar suas atitudes para melhorar seu próprio desempenho nos estudos (A.);


Algumas idéias da 8ª C:

  • Entre si, todos os alunos devem ser respeitados sem distinção de raça, cor, sexo ou classe social (I);
  • Os alunos precisam ter disciplina e devem respeitar os funcionários (L);
  • Continuar como está o ensino dos professores, temos ótimos professores (J);
  • Durante o recreio, alguns alunos deveriam sentar, conversar e trocar idéias e não ficar correndo como loucos com risco de cair e se machucar (W);
  • Todo mês deveria ter uma reunião entre pais e professores (W);
  • Colocar professoras bonitas na escola (A);
  • Não sujar o pátio, conservar as paredes e a pintura, não colar chiclete nas carteiras, não quebrar vidros e portas e não desperdiçar água (F);
  • Os alunos deveriam ter mais responsabilidade com seus deveres de casa (J);
  • Cada sala poderia se responsabilizar para fazer algo que ajude a escola (K);
  • Os alunos deveriam tratar todos os alunos igualmente, os maiores e os menores (T);
  • Aumentar o número de passeios culturais que são muito legais (J);
  • Deveria voltar as aulas de reforço, não só para uma matéria, mas sim para todas que o aluno estiver precisando (L.);
  • A chapa que foi escolhida deveria fazer um jornal falando sobre as notícias do mundo, mas também falando sobre os próprios alunos, dando conselhos, entre outros (A.);
  • Preservar a escola para que os futuros alunos a encontre em bom estado (A);
  • Respeitar os funcionários que eles nos tratarão bem também (J);
  • Em sala de aula, os alunos deveriam prestar mais atenção e não correr o risco de repetir de ano (W);
  • Continuar com as atividades em grupo para que os alunos aprendam a respeitar uns aos outros e a trabalhar em equipe (I);