21 dezembro 2007

2007: Uma ano de grande aprendizagem


Ontem foi a festa de confraternização dos professores da Escola Barnabé. Como não poderia deixar de ser, a tarde foi regada por um farto almoço, com direito a chester, carne assada, farofa e, de sobremesa, um delicioso bolo com sorvete. O momento divertido do almoço ficou por conta do Karaokê e, claro, a entrega do presente de amigo secreto.

Comidas e presentes à parte, final de ano é também momento de reflexão, quando avaliamos como foi o nosso ano e relembramos o que de bom e ruim aconteceram, para já ir planejando como será o ano que está por vir.

Particularmente na Escola Barnabé, podemos dizer que foi um ano difícil. As aulas começaram com muita poeira, barulho e uma grande movimentação de engenheiros e pedreiros, ou seja, pessoas alheias ao ritmo de ensino e aprendizado. A escola passou por um grande restauro em pleno período letivo. Muitos alunos ficaram sem sala-de-aula. Enquanto alguns deles foram remanejados para o laboratório de ciências, outro grupo assistiu aula no pátio. Até os corredores, em certo momento, serviram como local do aprender e do saber.

As dificuldades foram imensas, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores. A direção, então, ficou entre a cruz e a espada. Apesar dos percalços, o restauro não deixou de ser feito e, aos poucos, a escola foi ganhando novas cores, novos pisos e até o telhado foi totalmente trocado. As portas velhas deram lugar às novas e as janelas ganharam nova pintura. Uma antiga sala-de-aula se transformou em Centro de Memória e com uma novidade, o antigo brasão da escola foi encontrado e hoje aparece como destaque nesse amplo salão.

A escola ganhou também iluminação externa. É muito bonito passar pela Avenida São Francisco durante a noite e observar o Barnabé. Atendendo à modernidade, rampas para pessoas com necessidades especiais foram colocadas. Daquele caos que parecia a escola no começo do ano, tudo se transformou. O Barnabé tem recebido frequentes visitas de pessoas que querem conhecer a escola depois do restauro. Tudo isso enche de orgulho quem fez parte da equipe de 2007. Depois da tempestade vem a bonança e, agora, estamos começando a colher os frutos.

Definitivamente, o ano de 2007 foi de grande aprendizado. Sobretudo esse, de que, muitas vezes, precisamos passar por momentos de grande dificuldades para que algo melhor aconteça. Pó, barulho e pedreiros já foram embora. E o que restou foi um ambiente de trabalho muito mais agradavel do que era antes da reforma.

06 dezembro 2007

Tarde do Sushi (Parte - II): O Preparo do Sushi


O Sushiman (profissional que prepara o suhi) Marcel explicou aos alunos que o sushi surgiu meio que por acaso. Os japoneses de antigamente tinham o costume de conservar o peixe cru entre camadas de arroz, pois na época não existia geladeira. Nesse processo, o arroz em contato com o peixe acabava fermentando. Ao se experimentar o arroz fermentado com o peixe crú, descobriu-se que era muito saboroso e assim surgiu o sushi. Na foto abaixo, alguns exemplos de sushis encontrados nos melhores restaurantes do ramo.




No decorrer dos tempos o sushi foi se transformando, incorporando novos ingredientes, como as algas marinhas, e se sofisticando. Hoje existem muitas variedades de sushis, entre elas podemos destacar o Sake Sushi (feito de salmão), o Ebi Sushi (feito de camarão), o Tekka-Maki (mini sushi recheado com pepino ou peixe), Tamago Sushi (feito de ovo de galinha), Temaki ("canudo" de sushi) e Maguro Sushi (feito de atum). Em festas de descendentes de japoneses no Brasil, podemos inclusive encontrar sushis recheados com salsicha para agradar ao paladar da criançada. Na foto abaixo, o sushiman Marcel mostra parte da grande variedade de sushis existente.




O processo de preparo do sushi passa pelas seguintes etapas básicas: Molha-se as mãos numa vasilha com água. Coloca-se a alga em cima da esteira. Molha-se a alga. Pega-se um punhado de arroz cozido e coloca-se sobre a alga, espalhando sem apertar muito. Posteriormente, coloca-se o recheio, que pode ser peixe, kani ou pepino, no centro do arroz. Depois enrola-se com cuidado a esteira, apertando-se algumas extremidades para dar um formato arredondado ao sushi. Abre-se a esteira e corta-se o sushi em vários pedaços com o uso de uma faca especial para sushi.



Depois disso é só saborear! Parece simples, não? Mas não é! Para se tornar um bom sushiman é necessário muito estudo e muita prática. Existem cursos específicos para a pessoa se formar Sushiman. Durante a apresentação do sushiman Marcel, percebemos que a técnica de preparo do sushi requer muita habilidade e leveza de movimentos, pois se fizer muita pressão, o sushi pode sair muito duro.




Outro item importante está no capricho na disposição dos sushis que vão ser servidos. Não é somente o sabor que interessa, é necessário ter cuidado com a sua apresentação. Um bom sushiman, além de preparar um sushi delicioso, precisa saber dispor o sushi com elegância, seja numa enorme bandeja em forma de barco, seja num kit-sushi, simples, mas que já atrai o interesse através do simples olhar. Abaixo, disposição dos kits-sushis feitos pelo sushiman Marcel.



Fala sério! Olhando as bandejinhas assim, dá muito mais vontade de experimentar o sushi! Você não achaa mamãe?


Tarde do Sushi (Parte I): Apresentação


No ano de 2008 será comemorado os 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Dentro deste cenário, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo lançou o Projeto "Viva Japão", que busca desenvolver, nas escolas de todo o estado, projetos que venham divulgar o centenário da presença da cultura japonesa em terras brasileiras. Abaixo, logotipo do Projeto Viva Japão.




Na Escola Barnabé, localizada no Centro Histórico de Santos, os professores Marcelo Suwabe (Geografia) e Mônica Penha (Matemática) desenvolveram o Projeto "Tarde do Sushi". Este projeto teve o objetivo de levar, aos alunos do Ensino Fundamental, o contato com um pouco da rica culinária japonesa. Através das técnicas de preparo, dos ingredientes diferenciados, dos modos e costumes de saborear e manusear o sushi, os alunos puderam se familiarizar com parte da vasta cultura nipônica. Tal cultura que passa a se tornar presente no Brasil graças à vinda dos primeiros imigrantes japoneses e ganha contornos verde-amarelos, graças ao sincretismo que os descentes fizeram com a própria cultura brasileira. Na foto abaixo, Prof. Marcelo, Profª Mônica e Sushiman Marcel.




Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no dia 18 de junho de 1908 em um navio chamado Kasato Marú. Vindos inicialmente para trabalhar na lavoura do café, sobretudo no interior do estado de São Paulo, os imigrantes japoneses e seus descendentes começaram a se espalhar pelos vários cantos do Brasil, ocupando espaço nas diversas camadas socioeconômicas brasileiras. Os descentes dos imigrantes japoneses continuam participando até os dias de hoje ativamente do desenvolvimento brasileiro, contribuindo, através das artes, da política, da educação e tantas outras atividades, para enriquecer a cultura desse imenso Brasil. Na foto abaixo, o navio Kasato Maru.



Uma imigrante japonesa que se tornou destaque não somente no Brasill, mas no mundo todo, foi a artista plástica Tomie Ohtake, cujas obras são apreciadas em exposições dos principais museus nacionais e internacionais. Os alunos do Ensino Fundamental puderam, a partir de pesquisas na internet, entrar em contato com algumas obras dessa artísta. A partir de então criaram seus próprios desenhos que foram expostos durante a Tarde do Sushi. Foto abaixo, Tomie Ohtake, artista plástica.



Para ensinar o preparo do sushi, a professora Mônica Penha convidou o sushiman Marcel do Restaurante Sea House de São Paulo. Marcel explicou para os alunos um pouco da História do sushi, seus ingredientes, técnicas de preparo e curiosidades sobre esta iguaria tão típica japonesa.

Abaixo seguem fotos e mais textos explicativos de todas as etapas que fizeram da Tarde do Sushi, uma tarde muito agradável, onde informação e experimentação se somaram para se transformar em conhecimento e aprendizado.

Ok! Marcelo (06/12/07)



A Tarde do Sushi (Parte - IV): Vídeo - Preparando o Sushi

O vídeo abaixo apresenta parte da performance do sushiman Marcel durante a Tarde do Sushi.


Tarde do Sushi (Parte - III): Ingredientes e Utensílios


Ingredientes para o preparo do sushi:


  • Arroz japonês (arroz cateto);
  • Peixes cortados em filé, podendo ser salmão ou atum, entre outros;
  • Alga marinha (nori);
  • Kani Kama (feito de carne de caranguejo);
  • vinagre de arroz;


Utensílios para o preparo do sushi:

  • Faca especial para cortar o sushi;
  • Esteira para enrolar o sushi (sudare);
  • pote com água (para umedecer mãos e ingredientes);



Acompanhamentos e utensílos para se comer o sushi:

  • Raiz Forte (wasabi);
  • Molho shoyu;
  • Hashis (talher japonês)
Tarde do Sushi (Parte - VI): Gincana com as 7ªs e 8ªs séries


Alguns alunos das 8ªs séries já haviam participado da primeira Tarde do Sushi. Porém, para os alunos das 7ªs séries tudo foi novidade.




Após a apresentação sobre a História do sushi, seus ingredientes e sua técnica de preparo, o sushiman Marcel propôs uma gincana entre os alunos. Quatro deles foram escolhidos para fazer uma competição. Todos juntos deveriam, cada um, preparar o seu sushi para ver quem se saiaria melhor. O resultado foi muito divertido e os próprios alunos, depois de preparar seu sushi, deveriam experimentá-lo. Na foto abaixo, alunos disputam quem consegue fazer o melhor sushi.















Definitivamente, a Tarde do Sushi foi um momento agradável de aprendizado para os alunos. Pedagogicamente falando, foi um momento onde o lúdico transformou informação em conhecimento. Em outras palavras, os alunos aprenderam brincando, divertindo-se. O apoio da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) da Secretaria de Estado da Educação foi primordial para que a Tarde do Sushi tivesse resultados tão expressivos. Certamente, a Tarde do Sushi ficará para sempre na memória dos alunos participantes.


Tarde do Sushi (Parte - V): 5ªs e 6ªs séries se surpreendem com o wasabi


Foi certamente uma tarde diferente, curiosa e cheia de surpresas para os alunos das 5ªs e 6ªs séries da Escola Estadual Barnabé. Muitos dos alunos das 5ªs e 6ªs séries já tinham ouvido falar do suhi, mas nunca tiveram a oportunidade de experimentá-lo. Na foto abaixo, professora Mônica explana sobre o projeto Viva Japão.





Uma aula de culinária japonesa foi a forma lúdica que os professores Marcelo e Mônica encontraram para atrair a atenção de seus alunos para a questão da presença dos japoneses no Brasil. Apredendo a fazer o sushi, os alunos aprenderam também um pouco mais da História da presença de japoneses e seus descendentes em terras tupiniquins. Na foto abaixo, alunos das 5ªs e 6ªs séries assistem à apresentação da Tarde do Sushi.





O sushiman Marcel, proprietário do Restaurante Sea House, explicou, com riqueza de detalhes, todos as etapas do preparo do sushi. Na foto abaixo, o sushiman Marcel durante sua performance.




Um dos momento marcantes da "Tarde do Sushi" foi, sem dúvida, quando os alunos puderam conhecer o Wasabi (espécie de pasta feita com uma raiz de gosto forte) que é colocado no sushi. Ao cheirarem o wasabi, muitos dos alunos fizeram cara de espanto, pois seu cheiro é bem forte, lembrando a pimenta malagueta. Na foto abaixo, os alunos conferem o cheiro forte do wasabi.











Tarde do Sushi (Parte - VII): Exposição de Arte - Brasil e Japão através da releitura de uma obra de Tomie Ohtake


A Tarde do Sushi serviu também como momento para a exposição de alguns trabalhos realizados pelos alunos das 7ªs e 8ªs séries. A proposta foi que a partir de uma tela pintada pela artista plástica Tomie Ohtake, os alunos fizessem uma releitura da mesma. Na foto abaixo, obra de Tomie Ohtake, sem título, que serviu de inspiração pra os alunos.




Sob a supervisão do professor Marcelo e da professora Juliana (Educação Artística), os alunos soltaram a criatividade e o resultado foi muito positivo. Abaixo, algumas das obras feitas pelos alunos que misturam traços das culturas brasileira e japonesa.












.
A Tarde do Sushi (Parte - VIII): Preparando o cenário

Não foram somente os sushis que fizeram o sucesso da Tarde do Sushi. A preparação do cenário também foi etapa primordial para que o projeto desse certo. Toda a decoração do refeitório, onde foi realizado o projeto, foi feita pelos alunos das 8ªs séries do período da tarde. Foi graças aos esforços deles que o refeitório se tornou um ambiente agradável e com a cara do Japão-brasileiro.

















Vale ressaltar que o sucesso de um projeto não depende somente de uma pessoa, mas de toda uma equipe que trabalha em conjunto. Gostariamos de agradecer a toda equipe que contribuiu para que o projeto acontecesse. Agradecemos à Dona Irani Abud (diretora da escola), à Ana Paula Delaporta (vice-diretora), à Viviane Daud (coordenadora pedagógica); Aos alunos Diego, Lenise, Keite, Jessica e Izabela (das 8ªs séries da tarde); À equipe da Cenp que aprovou e disponibilizou recursos para que o projeto fosse realizado; À Professora Juliana de Educação Artística; À Dona Gil que nos cedeu a cozinha e o refeitório; À todos os professores, inspetores e serventes da Escola Barnabé que direta ou indiretamente contribuiram para que o projeto fosse concretizado.

Fazemos também um agradecimento especial ao Sushiman Marcel do Restaurante Sea House e sua assistente Amanda que vieram de São Paulo para realizar este verdadeiro workshop.

Obrigado a todos vocês!

Abraços dos professores Marcelo e Mônica


.