06 julho 2010

Um exemplo de PLANO DE AULA
O plano de aula é um instrumento muito importante para que se consiga dar uma boa aula. Através dele o professor planeja todas as etapas de uma aula: Início, meio e fim. O plano de aula é um norteador dos caminhos a serem seguidos para que se consiga atingir o objetivo final que é a real aprendizagem do aluno.


1. NÍVEL DE ENSINO: 4ª série do Ensino Fundamental (crianças entre 8 e 10 anos de idade).
2. CONTEÚDO:a. Conceitual: Trabalhar com os alunos, o conceito de Perímetro (Matemática). Análise do que vem a ser Perímetro, identificação de suas idéias principais, relação com conceitos matemáticos já conhecidos. Sistematização e elaboração de informações sobre o conceito de perímetro.b. Procedimental: Ações para o entendimento e fixação do conceito de perímetro, através de leituras, desenhos e pinturas, observações e cálculos.c. Atitudinal: Realização das atividades de forma independente e com esforço próprio; Cooperação com o grupo, ajudando os colegas com dificuldades; Participação das tarefas escolares e de casa.
3. OBJETIVOS:a. Objetivo Conceitual: O aluno deverá ser capaz de entender o conceito de perímetro, identificando suas idéias centrais e relacionando com outros conceitos já conhecidos. Dessa forma saberá explicar de forma objetiva o conceito, dando exemplos e realizando exercícios.b. Objetivo Procedimental: O aluno deverá ser capaz de definir, de forma oral e/ou escrita, o conceito de perímetro a partir de explicações dadas pelo professor e leituras realizadas no livro didático. Fará observações de diversas figuras geométricas e desenhará em seu caderno, entendendo as diversas formas que os perímetros se apresentam. Fará exercícios de fixação através de cálculos de perímetro.c. Objetivo Atitudinal: O aluno deverá aprender o conceito de perímetro com esforço próprio, prestando atenção nas aulas e realizando atividades e exercícios propostos pelo professor. Se estiver com dificuldades deverá pedir ajuda ao professor ou mesmo aos colegas de classe. Quando um colega solicitar ajuda, deverá tentar explicar o conteúdo de forma clara, tentando sanar a dúvida do mesmo, porém deixando que o mesmo se esforce para conseguir completar por conta própria uma atividade ou exercício.
4. DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA:a. Atividades: Inicialmente os alunos deverão pintar uma cópia em preto e branco de uma tela da artista Tarsila do Amaral. Posteriormente o professor levará uma cópia colorida da tela original e irá explicar a importância desta importante artista plástica brasileira. Em seguida, o professor irá analisar a tela junto com os alunos e pedirá aos mesmos que identifiquem as figuras geométricas existentes (círculos, retângulos, quadrados, etc.) enquanto anota na lousa. Posteriormente, o professor vai pedir para os alunos compararem as figuras geométricas e questionar a existência de diferentes tamanhos para uma mesma figura. Então perguntar aos alunos o porquê da diferença de tamanhos, o que faz um triângulo, por exemplo, ser maior que o outro. Dessa forma, o professor introduz o conceito de perímetro possibilitando aos alunos entenderem que ele se aplica a qualquer figura geométrica. O professor, então, irá medir com uma fita métrica o perímetro de algumas figuras e ensinar como se faz o cálculo do perímetro e realizar alguns exercícios de fixação.b. Recursos: Cópias de telas da artista plástica Tarsila do Amaral, cópias de telas em preto e branco a serem pintadas, giz, lousa, lápis de cor, caderno e lápis, fita métrica.
5. AVALIAÇÃO: Os alunos serão acompanhados sistematicamente através de fichas de observação, provas/testes/exercícios e elaboração de um porta-fólio.
6. BIBLIOGRAFIA: Livros didáticos de matemática referentes ao assunto abordado específico para a 4ª série do Ensino Fundamental; Livros de arte com obras da artista plástica Tarsila do Amaral; Sites da internet com conteúdo complementar sobre o conceito abordado.