22 setembro 2010

A CONCEPÇÃO ATUAL DO PROFISSIONAL PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O profissional que lida com a Educação Infantil vem enfrentando várias mudanças no processo de como educar os alunos. Se na Idade Média, a criança era vista como um adulto em miniatura e logo que possível passava a fazer parte do mundo do trabalho, hoje as coisas não são mais assim. Atualmente a criança é muito valorizada na nossa sociedade e existem políticas e práticas pedagógicas voltadas para o seu pleno desenvolvimento. Em outras palavras, a criança ocupa um lugar importante em nossa sociedade, levando em consideração suas características e fases de desenvolvimento.

Dessa forma, a formação inicial do profissional que vai atuar na Educação Infantil é muito importante. É necessário que ele conheça e aprenda sobre as fases de desenvolvimento da criança, buscando entender as características psicológicas, motoras e cognitivas delas. Deve Saber quais os tipos de atividades devem ser aplicadas em cada faixa etária, buscando um desenvolvimento pleno e sadio de cada criança.

As sociedades estão em constante evolução. Aspectos que eram importantes para as sociedades antigas, hoje podem ser considerados irrelevantes. As sociedades mudam e com isso existe a necessidade de que o profissional da Educação Infantil esteja em constante aperfeiçoamento e atualização para melhor responder às expectativas da sociedade moderna. A sociedade atual é diferente da sociedade de 50 anos atrás. Hoje o consumismo e a mídia estão ao alcance da maioria da população, as crianças tem a influência da televisão desde muito pequenas e chegam às escolas com uma bagagem enorme de conhecimentos. Tudo isto deve ser levado em consideração no momento que o professor aplica suas situações de aprendizagens, visando resultados mais positivos.

Para atuar na Educação Infantil não basta o profissional gostar de crianças. É necessário que ele conheça a fundo os estágios de desenvolvimento das mesmas e, sobretudo, conheça as diversas atividades, brincadeiras, jogos que podem ser aplicadas em cada momento da vida de uma criança. É necessário que o profissional tenha a sensibilidade de entender que as crianças mesmo estando na mesma faixa etária podem ter desenvolvimento desigual e, portanto, podem precisar de um trabalho diferenciado. É necessário que o futuro profissional entenda que as crianças desenvolvem tanto os aspectos cognitivos e motores quanto os aspectos sociais, emocionais e psicológicos, necessitando também de uma ação conjunto entre familiares, gestores e educadores.

O comprometimento profissional se faz muito importante neste período tão importante da vida de uma pessoa. Desde a creche até as escolas de educação infantil é necessário ter profissionais dedicados e comprometidos para que a crianças cresça e se desenvolva de maneira equilibrada e feliz, alcançando todas as suas potencialidades de forma plena para que se tornem adultos produtivos e ajustados socialmente.

08 setembro 2010

Um encontro com a nossa Infância para entendermos o “Ser Criança”

1-Do que você gostava de brincar quando era criança?

Eu gostava de brincar de tanta coisa: queimada, vendia de doces, passeio ao Simba Safari, médico, carrinhos, bicicleta, trenzinho, zoológico. Porém, uma das coisas que eu mais gostava de brincar era com os carrinhos na areia que eram transportados por balsa.

2- Como era realizada essa brincadeira?

Como meu pai estava construíndo nossa casa, sempre tinha um canteiro de areia. Eu adorava construir caminhos e estradas pela areia por onde os carros passavam, até que chegavam a um rio, onde eu mesmo colocava água (imitando). Meu pai era dono de um mercado de bairro, então eu pegava uma caixa de refrigerante feita de madeira e virava de cabeça para baixo, transformando-a em uma balsa. Fazia uma fila imensa de carrinhos para entrar na balsa. Colocava um a um bem alinhados e enfileirados e assim a balsa os levava até a outra margem, onde eram descarregados.

3- Com que brinquedos você brincava?

Muitos carrinhos e caminhões cegonhas. Eram carrinhos pequenos, de plástico, bem simples, o mais importante era a quantidade tinha que ser grande senão não tinha graça. O canteiro de areia não deixava de ser outro brinquedo, assim como as caixas de refrigerante feitas de madeira, a imaginação e a muitas coisas e objetos se transformem em brinquedos.

4-Com quem você brincava?

Geralmente brincava com meu irmão e quando meus primos vinham em casa, brincava com eles também. A gente trocava informações, com um primo mais velho aprendi a colocar água, construir morros e usar galhos e gravetos como pequenas árvores. Às vezes, meus primos ou meu irmão enjoavam e, como eu adorava, brincava sozinho também.

5- Por que gostava “daquela” brincadeira?

Porque eu imaginava as viagens que fazia com minha família. Íamos muito para Bertioga e sempre atravessávamos a balsa que sai do Guarujá. Naquela época, 30 anos atrás, havia sempre muita fila, pois era o único caminho para chegar até lá. A fila contornava morros e florestas, mas o que me encantava mesmo era a organização dos carros na balsa, sempre enfileirados e organizados. Aquele monte de carro em cima de uma balsa atravessando um rio, sem nunca ter acontecido um acidente, era reconstruído nas minhas brincadeiras, sentia quase que a mesma sensação de medo que algo de errado viesse a acontecer. Nas minhas brincadeiras, algumas pequenas tragédias sempre ocorriam (risos).

6- Em sua opinião, qual a importância da brincadeira nos espaços das escolas de Educação Infantil?

Através das brincadeiras, as crianças liberam a imaginação. Podem criar situações novas, diferentes ou muito próximas da realidade que vive, portanto desenvolve o raciocínio lógico. Inventam estórias e participam ativamente delas. Vivenciam situações imaginárias como se fossem verdadeiras, com a vantagem de estarem sob controle. Além disso, permite que a criança interaja com outras crianças, trocando informações, aprendendo e ensinando coisas novas, trabalhando a interação e a afetividade. Nas brincadeiras, coisas e objetos podem se transformar em alegorias, basta usar a criatividade. O uso do corpo trabalha a coordenação motora e a rapidez de reações. Em outras palavras, a brincadeira é muito importante nos espaços da Escola Infantil porque desenvolve a criança como um todo, tanto nos aspectos cognitivos, quanto motoras e emocionais.