30 outubro 2010

Alfabetização e Letramento: finalidades do processo educativo

No decorrer da História da educação e, particularmente da História da Educação Infantil, houve uma evolução muito grande na forma de se educar, de se ensinar e de se lidar com as crianças. Se antigamente a criança era vista apenas como um adulto em miniatura, atualmente as coisas são bem diferentes.

Dentro do processo de alfabetização, inúmeras descobertas ocorreram no mundo todo. Hoje se sabe, inclusive, como as crianças aprendem e quais os métodos que facilitam a sua aprendizagem. Não basta que as crianças sejam alfabetizadas, ou seja, que aprendam a decodificar um sistema de signos para a leitura e a escrita, é necessário que haja também o letramento, ou seja, que a criança saiba como aplicar funcionalmente em sociedade estes conhecimentos de leitura e escrita.

Pesquisas demonstram que quando se alia alfabetização e letramento, a criança quando adulta tem maiores chances de se tornar realmente atuante em sociedade e podemos afirmar que esta é uma das finalidades principais, senão a principal, da Educação.

09 outubro 2010

Pato Fu - Música de Brinquedo

O universo experimental do Pato Fu nunca me chamou a atenção. Porém, seu último trabalho, onde literalmente o grupo brinca com músicas que fizeram enorme sucesso, o grupo ganhou a minha simpatia. Uma enorme diversão.