08 setembro 2011

Giro Pedagógico

Giro Pedagógico no Agita Galera 2011


-Coordenação: Coordenador Pedagógico Marcelo Hideki Suwabe (Anos Finais)

- Ação Pedagógica: Realizar o "Giro Pedagógico" pela escola nas aulas de Educação física

-Organização: Prof. Humberto Lencioni.

-Colaboração: Alunos do 3º ano A (coordenando os times, apitando os jogos e agitando como DJs).

-Participação: Alunos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Professores.

-Atividades: DJ, música, voleibol, basquetebol, handbol, futsal e tênis de mesa...












Giro Pedagógico

Giro Pedagógico no Agita Galera 2011 - Parte II

-Coordenação: Coordenador Pedagógico Marcelo Hideki Suwabe (Anos Finais)

- Ação Pedagógica: Realizar o "Giro Pedagógico" pela escola nas aulas de Educação física

- Habilidades Desenvolvidas:

Autoconfiança, autonomia, organização da motricidade.

Experimentar Possibilidades e Limites Motores.

Necessidades individuais e do grupo.














Giro Pedagógico

Giro Pedagógico no Agita Galera - Parte III


-Coordenação: Coordenador Pedagógico Marcelo Hideki Suwabe (Anos Finais)

- Ação Pedagógica: Realizar o "Giro Pedagógico" pela escola nas aulas de Educação física

- Habilidades Desenvolvidas:

Condicionamento físico.

Bem estar físico, afetivo-social e intelectual.


Consciência corporal, de espaço e tempo.












Giro Pedagógico

Giro Pedagógico no Agita Galera - Parte IV


-Coordenação: Coordenador Pedagógico Marcelo Hideki Suwabe (Anos Finais)

- Ação Pedagógica: Realizar o "Giro Pedagógico" pela escola nas aulas de Educação física

- Habilidades Desenvolvidas:

Movimento, autoimagem positiva, boa postura.

Desenvolvimento motor e cognitivo.

Formação de atletas.













07 setembro 2011

Vídeo: "Quem mexeu no meu queijo"

Para fazer um paralelo e refletir sobre as mudanças que vem ocorrendo no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo:
  • Currículo do Estado de São Paulo;
  • Matrizes Curriculares;
  • Currículo voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Caderno do Professor;
  • Caderno do Aluno;
  • Situações de Aprendizagem;
  • São Paulo Faz Escola;
  • Redefor;
  • Videoconferências;
  • Bolsa Mestrado e Doutorado;
  • Acessa Escola;
  • Cultura é Currículo;
  • Bonificação por Resultados;
  • Promoção Salarial pelo Mérito;
  • E assim vai...


     




    E você? Parou para reclamar ou já está se atualizando (se atualizou) com as novidades que a Secretaria da Educação tem implantado nos últimos anos?

    Está se atualizando para conseguir o aumento na próxima promoção salarial ou ainda está reclamando que as coisas não estão do jeito que você queria que estivessem?

    Vale a pena refletir, pois o sistema está cada vez mais dinâmico e com grande inter-relação entre as partes.

    Em outras palavras, para conseguir ir bem na prova de promoção salarial ou conseguir a bonificação por resultados é preciso estar por dentro dos cadernos do professor, matrizes curriculares e trabalhando para desenvolver habilidades e competências em nossos alunos.

    Vale a pena refletir!




    ...

    05 setembro 2011

    PROJETO “FOLCLORE: EXPOSIÇÃO, BRINCADEIRAS E OFICINAS”


    Objetivo:
    - Trabalhar o folclore nacional visando o conhecimento da cultura das cinco regiões do país, bem como a influência indígena, africana e européia.

    - Metas:
    -          Desenvolver Habilidades e Competências das diversas disciplinas do Currículo Oficial do Governo do Estado de São Paulo;
    -          Valorização cultural;
    -          Integração do corpo docente e discente;
    -          Sociabilidade, cooperação e organização;
    -          Maior interesse dos alunos por pesquisas;


    Ações:
    - As classes serão divididas pelo número de regiões do país, onde os professores coordenadores de cada uma farão: exposição, brincadeiras.

    CONTEÚDOS:
    - Lendas, Músicas, Provérbios, Par lendas, Trava-Línguas, Crendices, Artesanato, Culinária, Literatura de Cordel, Histórias, Adivinhas.

    Recursos:
    -          Pesquisas; Recortes;
    -          Papel; Vídeos; Mapas; Livros e etc.

    Avaliação:
    - Será feita durante o processo das atividades, considerando o desempenho e envolvimento dos alunos.


    Período de realização: Durante o mês de agosto de 2011.
    Exposição – dias 26 e 27 de agosto.

    PROJETO “FOLCLORE: EXPOSIÇÃO, BRINCADEIRAS E OFICINAS”


    FICHA TÉCNICA


    TURMAS PARTICIPANTES:

    6° ano A, 6° ano B, 6° ano C, 7° ano A, 7° ano B, 7° ano C, 7° ano D,
    8° ano C e 8° ano D.

    DISCIPLINAS E PROFESSORES ENVOLVIDOS:

    Arte (NEIDE), Ciências (HILDA), Educação Física (HUMBERTO), Geografia (JOÃO CARLOS), História (LUCÍOLA), Inglês (MARIA ALICE), Leitura (THAMIRES e LEILA), Língua Portuguesa (MARIA DO CÉU e JOSÉ CARLOS), Matemática (MÔNICA, VALÉRIA e SANDRA).

    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

    - Ler e Interpretar textos simples sobre o Folclore;
    - Interpretar e comparar figuras e mapas;
    - Identificar características das personagens em textos sobre o folclore;
    - Reconhecer, na leitura de textos, elementos que indiquem o comportamento das personagens;
    - Relacionar textos diferentes;
    - Produzir trabalhos a partir de diálogos exploratórios entre matérias, ferramentas e linguagens artísticas;
    - Operar com diferentes materialidades, estabelecendo relações entre forma e imaginário poético;
    - Emitir opiniões usando argumentos;
    - Buscar informações em diferentes fontes de pesquisa;
    - Selecionar, organizar e relacionar dados de um texto;
    - Estabelecer relações entre texto e imagem, realizando produção escrita;
    - Investigar e reconhecer a diversidade cultural brasileira;

    COORDENAÇÃO

    PCP MARCELO SUWABE (Ensino Fundamental)


    COLABORAÇÃO


    - IRANI JOSÉ ABUDI ROMANO (Diretor de Escola)
    - SANDRA APARECIDA VERRILLO VALERIANO (Diretor - Substituto)
    - ROSE (Vice - Diretor)