02 junho 2006

Bienal de Artes
Visuais II


Com a ajuda de monitores treinados, os alunos puderam observar as obras e interpretá-las, buscando entender exatamente o que o artista quis dizer em seu trabalho.



Os alunos puderam entrar em contato com as mais diversas técnicas e formas diferenciadas de obra de arte, tais como pinturas, fotografias, videos e esculturas. Obras que se utilizavam dos mais diversos tipos de materias: vários tipos de tinta, tijolos, ventiladores, vídeos, canudinhos, barbantes, entre outros.



O passeio pela Bienal permitiu que os alunos pudessem entender que, atualmente, obra de arte vai muito além da pintura, fotografia e da escultura, entrando nos campos da mídia digital, onde artistas se utilizam de computador e vídeo para criar. O som também faz parte de uma obra de arte, como no caso da obra que continha três ventiladores.



Outro detalhe importante foi a idéia de que obra de arte não é apenas uma coisa estática, mas que tem movimento, que pode se transformar, como foi no caso do vídeo em que o artista desenhou no chão uma árvore de pólvora. Depois que a pólvora foi queimada, a obra de arte se modificou.



Muitas outras obras buscavam também dar a idéia de movimento. Portanto, obra de arte, é também movimento, transformação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário