06 julho 2010

Um exemplo de PLANO DE AULA
O plano de aula é um instrumento muito importante para que se consiga dar uma boa aula. Através dele o professor planeja todas as etapas de uma aula: Início, meio e fim. O plano de aula é um norteador dos caminhos a serem seguidos para que se consiga atingir o objetivo final que é a real aprendizagem do aluno.


1. NÍVEL DE ENSINO: 4ª série do Ensino Fundamental (crianças entre 8 e 10 anos de idade).
2. CONTEÚDO:a. Conceitual: Trabalhar com os alunos, o conceito de Perímetro (Matemática). Análise do que vem a ser Perímetro, identificação de suas idéias principais, relação com conceitos matemáticos já conhecidos. Sistematização e elaboração de informações sobre o conceito de perímetro.b. Procedimental: Ações para o entendimento e fixação do conceito de perímetro, através de leituras, desenhos e pinturas, observações e cálculos.c. Atitudinal: Realização das atividades de forma independente e com esforço próprio; Cooperação com o grupo, ajudando os colegas com dificuldades; Participação das tarefas escolares e de casa.
3. OBJETIVOS:a. Objetivo Conceitual: O aluno deverá ser capaz de entender o conceito de perímetro, identificando suas idéias centrais e relacionando com outros conceitos já conhecidos. Dessa forma saberá explicar de forma objetiva o conceito, dando exemplos e realizando exercícios.b. Objetivo Procedimental: O aluno deverá ser capaz de definir, de forma oral e/ou escrita, o conceito de perímetro a partir de explicações dadas pelo professor e leituras realizadas no livro didático. Fará observações de diversas figuras geométricas e desenhará em seu caderno, entendendo as diversas formas que os perímetros se apresentam. Fará exercícios de fixação através de cálculos de perímetro.c. Objetivo Atitudinal: O aluno deverá aprender o conceito de perímetro com esforço próprio, prestando atenção nas aulas e realizando atividades e exercícios propostos pelo professor. Se estiver com dificuldades deverá pedir ajuda ao professor ou mesmo aos colegas de classe. Quando um colega solicitar ajuda, deverá tentar explicar o conteúdo de forma clara, tentando sanar a dúvida do mesmo, porém deixando que o mesmo se esforce para conseguir completar por conta própria uma atividade ou exercício.
4. DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA:a. Atividades: Inicialmente os alunos deverão pintar uma cópia em preto e branco de uma tela da artista Tarsila do Amaral. Posteriormente o professor levará uma cópia colorida da tela original e irá explicar a importância desta importante artista plástica brasileira. Em seguida, o professor irá analisar a tela junto com os alunos e pedirá aos mesmos que identifiquem as figuras geométricas existentes (círculos, retângulos, quadrados, etc.) enquanto anota na lousa. Posteriormente, o professor vai pedir para os alunos compararem as figuras geométricas e questionar a existência de diferentes tamanhos para uma mesma figura. Então perguntar aos alunos o porquê da diferença de tamanhos, o que faz um triângulo, por exemplo, ser maior que o outro. Dessa forma, o professor introduz o conceito de perímetro possibilitando aos alunos entenderem que ele se aplica a qualquer figura geométrica. O professor, então, irá medir com uma fita métrica o perímetro de algumas figuras e ensinar como se faz o cálculo do perímetro e realizar alguns exercícios de fixação.b. Recursos: Cópias de telas da artista plástica Tarsila do Amaral, cópias de telas em preto e branco a serem pintadas, giz, lousa, lápis de cor, caderno e lápis, fita métrica.
5. AVALIAÇÃO: Os alunos serão acompanhados sistematicamente através de fichas de observação, provas/testes/exercícios e elaboração de um porta-fólio.
6. BIBLIOGRAFIA: Livros didáticos de matemática referentes ao assunto abordado específico para a 4ª série do Ensino Fundamental; Livros de arte com obras da artista plástica Tarsila do Amaral; Sites da internet com conteúdo complementar sobre o conceito abordado.

11 comentários:

  1. PARABÉNS PELO PROJETO.ATRAVÉS DESSE PROJETO MUITAS DÚVIDAS QUE ANTES TINHA FICOU ESCLARECIDA.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu plano... me ajudou muito!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. muito bommmmmmmmmmmmmm.

    ResponderExcluir
  4. Até que em fim achei o que queria, adorei tambemmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. muito bom mesmo, Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Também adorei, me esclareceu muito,PARABÉNS

    ResponderExcluir
  7. Valeu colega...me ajudou muitíssimo. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Obriga professor Marcelo pelo plano de aula, ele esclareceu minhas dúvidas em relação aos conceitos e objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais, valeu mesmo!Q ue o Senhor Jesus te abençõe e te faça prosperar em todos os seus caminhos. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. adorei,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  10. OBRIGADO.VC ME AJUDOU MUITO.PARABENS!

    ResponderExcluir
  11. obrigado amigo, vc me ajudou, muito grato mesmo.

    ResponderExcluir