22 setembro 2010

A CONCEPÇÃO ATUAL DO PROFISSIONAL PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O profissional que lida com a Educação Infantil vem enfrentando várias mudanças no processo de como educar os alunos. Se na Idade Média, a criança era vista como um adulto em miniatura e logo que possível passava a fazer parte do mundo do trabalho, hoje as coisas não são mais assim. Atualmente a criança é muito valorizada na nossa sociedade e existem políticas e práticas pedagógicas voltadas para o seu pleno desenvolvimento. Em outras palavras, a criança ocupa um lugar importante em nossa sociedade, levando em consideração suas características e fases de desenvolvimento.

Dessa forma, a formação inicial do profissional que vai atuar na Educação Infantil é muito importante. É necessário que ele conheça e aprenda sobre as fases de desenvolvimento da criança, buscando entender as características psicológicas, motoras e cognitivas delas. Deve Saber quais os tipos de atividades devem ser aplicadas em cada faixa etária, buscando um desenvolvimento pleno e sadio de cada criança.

As sociedades estão em constante evolução. Aspectos que eram importantes para as sociedades antigas, hoje podem ser considerados irrelevantes. As sociedades mudam e com isso existe a necessidade de que o profissional da Educação Infantil esteja em constante aperfeiçoamento e atualização para melhor responder às expectativas da sociedade moderna. A sociedade atual é diferente da sociedade de 50 anos atrás. Hoje o consumismo e a mídia estão ao alcance da maioria da população, as crianças tem a influência da televisão desde muito pequenas e chegam às escolas com uma bagagem enorme de conhecimentos. Tudo isto deve ser levado em consideração no momento que o professor aplica suas situações de aprendizagens, visando resultados mais positivos.

Para atuar na Educação Infantil não basta o profissional gostar de crianças. É necessário que ele conheça a fundo os estágios de desenvolvimento das mesmas e, sobretudo, conheça as diversas atividades, brincadeiras, jogos que podem ser aplicadas em cada momento da vida de uma criança. É necessário que o profissional tenha a sensibilidade de entender que as crianças mesmo estando na mesma faixa etária podem ter desenvolvimento desigual e, portanto, podem precisar de um trabalho diferenciado. É necessário que o futuro profissional entenda que as crianças desenvolvem tanto os aspectos cognitivos e motores quanto os aspectos sociais, emocionais e psicológicos, necessitando também de uma ação conjunto entre familiares, gestores e educadores.

O comprometimento profissional se faz muito importante neste período tão importante da vida de uma pessoa. Desde a creche até as escolas de educação infantil é necessário ter profissionais dedicados e comprometidos para que a crianças cresça e se desenvolva de maneira equilibrada e feliz, alcançando todas as suas potencialidades de forma plena para que se tornem adultos produtivos e ajustados socialmente.

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