05 dezembro 2012

A "Primavera Árabe" e a Globalização

As Revoltas no Mundo Árabe

Segundo Júlio César Lázaro da Silva, mestre em Geografia Humana (Unesp), a série de revoltas e insurgências populares no Mundo Árabe, que começaram no final de 2010, chamada de "Primavera Árabe", possuem em comum a vontade de suas populações "em construir governos democráticos, que garantam uma redistribuição de renda equilibrada e o direito às liberdades individuais". Os manifestantes requerem também o "equilíbrio de gênero", buscando tirar as mulheres da "fragilização e marginalização social" (1). Uma das explicações que permeia esta verdadeira luta por mudanças sociais e políticas está na facilidade de articulação entre pessoas e idéias trazida pelas novas tecnologias.

O grande avanço das tecnologias de informática e telecomunicações, a chamada Revolução Técnico-Científico-Informacional, possibilitou uma nova configuração do Espaço Mundial, no que se denomina Globalização. Esse ambiente favoreceu o desenvolvimento das mídias digitais e das redes sociais, possibilitando uma enorme troca e fluxo de informações. Hoje a comunicação entre pessoas é feita de forma instantânea, seja através de e-mails, bate-papos, fóruns ou até mesmo vídeo-conferências.

Neste interim, um rico campo de articulação foi criado nos países árabes. Pessoas, sobretudo a população mais jovem, passaram a questionar, em rede, as formas como os governos estão gerindo as nações daquele canto do mundo. Denúncias de repressão, maus tratos e privilégios de alguns grupos (sobretudo militares) em relação a outros passaram a ser comum. Os microblogs permitiram divulgar ideais de mudanças, assim como os aparelhos celulares permitem maior poder de comunicação. Desta forma, os grupos chamados "rebeldes" puderam se articular e realizar os levantes e insurgências, com a vantagem de não serem facilmente mapeados.

Assim sendo, temos a atual realidade no Mundo Árabe, onde grande parte dos países passam ou passaram por verdadeiras Guerras Civis. À favor dos manifestantes, está o fato de poderem divulgar vídeos na internet mostrando os maus tratos, sensibilizando a opinião pública mundial.

(1) Fonte:
http://www.brasilescola.com/geografia/caminhando-entre-as-tradicoes-democracia-comentarios-acerca.htm
Acesso em: 04/12/2012.

Abaixo, seguem algumas charges cunhadas na internet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário