26 outubro 2009

A Importância de Escrever Bem

Gostaria de iniciar as respostas das questões propostas pela professora, pensando exatamente no contrário, ou seja, pensando nas pessoas que hoje em dia não sabem ler nem escrever. Estas pessoas acabam se tornando limitadas na situações cotidianas. Em alguns casos, precisam acreditar fielmente no que escutam na rádio ou na TV ou, ainda pior, apenas no que os outros dizem para ela. São incapazes de descobrir outros pontos de vista sobre um mesmo assunto, pois não terão oportunidade de ler revistas ou jornais com linhas de pensamentos diferentes. Portanto, acabam se tornando pessoas muito mais manipuláveis e isso é um perigo.

Segundo Paulo Freire, os atos de ler e escrever estão extremamente entrelaçados e, portanto não devem ser separados, como se fossem coisas independentes. Como compartilho desta mesma linha de raciocínio, acredito que as mesmas pessoas citadas no parágrafo anterior se tornam extremamente limitadas para o exercício da cidadania, sobretudo, nos dias atuais onde diversos documentos que servem como provas para diversas situações e assuntos são utilizados corriqueiramente. Essas pessoas se tornam extremamente dependentes de outras e, portanto, acabam dependendo de vontades alheias à elas. Dessa forma, saber escrever bem é pré-requisito hoje em dia, para o efetivo uso da cidadania. Para termos cidadãos menos manipuláveis, mais críticos e antenados com a realidade atual, é de fato necessário que as pessoas desenvolvam muito bem suas competências leitora e escritora.

Agora, no mês de novembro que se aproxima, os alunos da rede estadual de ensino estarão realizando uma avaliação denominada Saresp, onde dentre outras provas, os alunos farão uma redação. Para a correção desta prova, os professores levarão em conta dois itens muito importantes: a gramática e a coesão/coerência. Dentro do sistema estadual de ensino do estado de São Paulo, tanto gramática quanto coesão/coerência são consideradas habilidades importantes para uma boa redação. Ou seja, para saber se expressar bem são necessários tanto dominar bem as normas gramaticais vigentes quanto ter coesão/coerência com aquilo que se está escrevendo.

Utilizar bem as normas gramaticais é importante para poder expressar de forma escrita exatamente aquilo que se pensa, aquilo que se quer dizer. O mau uso das normas gramaticais pode levar a quem escreve, afirmar coisas que não eram exatamente o que pensam, ou até mesmo, dizer o contrário do que queriam dizer. Da mesma forma, ter coerência e coesão com o que se escreve, são habilidades obrigatórias para se expressar bem, não fugindo do assunto e não correr o risco de falar, falar e falar e não dizer nada.

Para escrever realmente bem, é necessário que as pessoas conheçam os diferentes tipos de gêneros textuais existentes. Cada situação requer um formato de escrita. Uma carta pessoal é diferente de um artigo de opinião. Escrever instruções técnicas para o uso de um aparelho eletrônico é diferente de escrever um texto argumentativo numa seção de uma revista. Portanto, hoje em dia, é de suma importância que as pessoas conheçam os diferentes gêneros textuais para saber qual utilizar conforme a situação que lhe aparece.

Finalizando, podemos concluir que escrever bem não é um ato simples hoje em dia. Requer domínio das normas gramaticais, precisa ter coerência/coesão naquilo que se escreve e é necessário que se escreva num formato apropriado (gênero textual). Não é à toa que levamos, pelo menos, 12 anos para concluir o Ensino Básico, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio, aprendendo desde as primeiras letras até escrever um texto argumentativo com proposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário