03 abril 2009

Semana Cheia de Emoções

Qual seria a nossa reação se, no dia primeiro de abril, um aluno viesse correndo dizer que estava pegando fogo na escola. Certamente, que iríamos dar risadas e mandar o aluno voltar para o seu lugar. Pois foi exatamente isso que aconteceu. Mas não era mentira. Realmente, estava pegando fogo na caixa de luz do andar de cima da escola.



Rapidamente, começamos a evacuar o prédio no andar de baixo. No andar de cima, as professoras fizeram o mesmo. Pedi ao porteiro que desligasse a chave geral. Ainda subi para verificar se tinha mais alguém e surpresa, havia uma turma em plena aula de matemática. Solicitei aos alunos que deixassem todo o material em sala e que saíssem calmamente, se é que isto era possível, e descessem todos para o pátio. Enquanto isso, a moça da secretaria, que faz parte da brigada de incêndio, já estava empunhando o extintor para fogo em equipamente elétrico e com alguns esguichos eliminou o foco de incêndio.



O corpo de bombeiros já havia sido chamado e chegou alguns minutos depois. Como o fogo já fora apagado e o prédio da escola evacuado, não precisaria de pressa para chegar. Os bombeiros foram recebidos aos brados pelos alunos. Alguns, realmente felizes por vê-los, outros literalmente cairam na gandaia. O prédio foi vistoriado e, não apresentando mais risco de fogo, voltamos à rotina normal.



Definitivamente, prevenção é sempre o melhor remédio. Em 2007, parte da equipe de professores e funcionários do Barnabé passou por um treinamento feito pelo corpo de bombeiros. Aprenderam a agir em caso de incêndio e passaram a fazer parte da nossa brigada.



Nós que trabalhamos na área da educação sabemos que alguns dos objetivos mais importantes de nosso trabalho são desenvolver habilidades e competências em nossos alunos. Durante o princípio de incêndio na escola, fiquei contente em constatar que nossa equipe possui literalmente a habilidade de apagar fogo e a competência de colocar a criançada em segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário