23 abril 2009

Tecnologias Digitais e Educação

Outro dia eu estava pensando: como as novas tecnologias digitais atraem a atenção da molecada. Eles são experts em usar aparelhos de MP3, celulares com Bluetooth, jogos digitais, internet, MSN, blogs, orkut e assim por diante.

O interessante é perceber que aprendem essas coisas com muita facilidade. Porém, o que mais impressiona mesmo é ver que muitas vezes aprendem de forma autônoma, pesquisam, vão atras das informações, querem se apronfundar, aprendem de forma não linear, além disso, ensinam uns aos outros, ou seja multiplicam conhecimento.

Falando objetivamente, para essas tecnologias digitais, de uma forma geral, eles são os estudantes que pedimos a Deus: autônomos, concetrados, interessados, esforçados, sempre ampliando seus limites.

Por que será que não fazem isso nas aulas de história, geografia, matemática, ciências etc.?

Acredito que existe uma série de atividades que podem ser conduzidas aliando tecnologias digitais e conteúdos das disciplinas: Montar vídeos com comerciais, entrevistas; Apresentações em power point; Exposições fotográficas analógicas e digitais; Montagem de sites com determinado assunto; Jogos interativos; Criação de blogs; Uso de paródias. Enfim, existe sim uma infinidade de processos educativos que podem aliar o interesse pelas tecnologias digitais dos alunos e os conteúdos curridulares.

O professor, em primeiro lugar, precisa conhecer um pouco dessas tecnologias. Não digo necessariamente saber montar um blog na internet, por exemplo, mas deve saber o que é um blog e suas potencialidades. Deve ter noções de vídeo, de fotografia, de internet etc. Tendo essa base do conhecimento, ele poderá orientar os alunos no uso dessas tecnologias, ajudando-os a sistematizar as informações dos conteúdos de sua disciplina.

Acredito que, a partir de então, existe um mundo de opções pela frente, onde os alunos poderão transformar informações em conhecimento, assimilar conceitos, trabalhar habilidades e competências. Hoje em dia, as tecnologias digitas são essenciais no processo de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário