14 março 2010

A Construção do Conhecimento segundo Jean Piaget

Concordo com a idéia de Jean Piaget de que o sujeito vai construindo espontaneamente os seus conhecimentos por meio da interação com a realidade que o envolve. A construção do conhecimento pode ocorrer também de maneira direcionada, como ocorrem no formato sistematizado de aprendizagem na maioria das escolas. Porém, sua eficácia dependerá do estágio de amadurecimento do aluno, conforme nos ensina Marcilio Lira de Souza Filho, mestre em Psicologia Cognitiva, o desenvolvimento da inteligência “pode até ser estimulado e acelerado pela educação familiar ou pela escola, mas a dependência dos mecanismos maturacionais é a condição prévia para a eficácia de qualquer aprendizagem” [1].

Para Jean Piaget, a construção do conhecimento se da através de quatro conceitos básicos: o Esquema, que são esquemas mentais que organizam a forma de pensar e agir de uma pessoa; a Assimilação, quando um novo objeto é encaixado no esquema mental de uma pessoa, havendo a ampliação do mesmo; Acomodação, o novo objeto é incorporado aos padrões de comportamento, havendo acomodação e transformação do esquema mental; Equilibração, quando existe a equilibração do esquema mental e o novo objeto foi acomodado e incorporado à forma de pensar e agir da pessoa. Como ressalta Márcia Regina Terra, doutoranda em lingüística, o processo citado “se efetua através de um mecanismo auto-regulatório que consiste no processo de equilibração progressiva do organismo com o meio em que o individuo está inserido” [2].

Seguindo estes conceitos percebemos que eles se ajustam à nossa realidade. Inicialmente temos os nossos esquemas mentais que são o conjunto de todos os conhecimentos que adquirimos ao longo do tempo. Agimos e pensamos conforme estes conhecimentos já adquiridos. Supomos uma pessoa que sabe jogar futebol e vai aprender a jogar basquete. Quando ela aprende este esporte que é novidade para ela, inicialmente há uma assimilação de que neste novo esporte a bola é jogada com as mãos e não mais com os pés. Posteriormente, há a acomodação desta informação mostrando que existem diferentes tipos de bolas e cada qual permite a prática de diferentes esportes, que utilizam membros diferentes do nosso corpo e que possuem cada qual as suas regras. Posteriormente, já em equilibração, a pessoa poderá acessar diferentes conhecimentos, sabendo como e em qual ocasião jogar basquete ou futebol.

É importante ressaltar que Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. Cada qual com suas especificidades e sendo etapas subseqüentes conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo. Aquilo que uma criança ou aluno aprende, depende dos esquemas mentais já construídos anteriormente e que lhe servem de marcos assimiladores. O que um aluno é capaz de aprender depende do que ele já sabe. Se ele é capaz de, nas aulas de matemática, fazer a multiplicação, ele poderá em associação fazer a divisão também. Dividir está atrelado a multiplicar como forma inversa. Claro que vai depender da idade da criança e em qual estágio cognitivo ela se encontrar.

Finalizando, o aprendizado que uma criança adquire se da de forma espontânea e em conformidade com o seu estágio de desenvolvimento. Aprender depende também do estágio de amadurecimento em que se encontra a criança. Conhecendo as idéias de construção do conhecimento propostas por Jean Piaget, professores poderão melhorar a qualidade da aprendizagem de seus alunos.

[1] Relações entre Aprendizagem e Desenvolvimento em Piaget e em Vygotsky. Pag. 4. in: www2.pucpr.br. Acesso em 01/03/2010.
[2] O Desenvolvimento Humano na Teoria de Piaget. In: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm. Acesso em: 02/03/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário