21 dezembro 2007

2007: Uma ano de grande aprendizagem


Ontem foi a festa de confraternização dos professores da Escola Barnabé. Como não poderia deixar de ser, a tarde foi regada por um farto almoço, com direito a chester, carne assada, farofa e, de sobremesa, um delicioso bolo com sorvete. O momento divertido do almoço ficou por conta do Karaokê e, claro, a entrega do presente de amigo secreto.

Comidas e presentes à parte, final de ano é também momento de reflexão, quando avaliamos como foi o nosso ano e relembramos o que de bom e ruim aconteceram, para já ir planejando como será o ano que está por vir.

Particularmente na Escola Barnabé, podemos dizer que foi um ano difícil. As aulas começaram com muita poeira, barulho e uma grande movimentação de engenheiros e pedreiros, ou seja, pessoas alheias ao ritmo de ensino e aprendizado. A escola passou por um grande restauro em pleno período letivo. Muitos alunos ficaram sem sala-de-aula. Enquanto alguns deles foram remanejados para o laboratório de ciências, outro grupo assistiu aula no pátio. Até os corredores, em certo momento, serviram como local do aprender e do saber.

As dificuldades foram imensas, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores. A direção, então, ficou entre a cruz e a espada. Apesar dos percalços, o restauro não deixou de ser feito e, aos poucos, a escola foi ganhando novas cores, novos pisos e até o telhado foi totalmente trocado. As portas velhas deram lugar às novas e as janelas ganharam nova pintura. Uma antiga sala-de-aula se transformou em Centro de Memória e com uma novidade, o antigo brasão da escola foi encontrado e hoje aparece como destaque nesse amplo salão.

A escola ganhou também iluminação externa. É muito bonito passar pela Avenida São Francisco durante a noite e observar o Barnabé. Atendendo à modernidade, rampas para pessoas com necessidades especiais foram colocadas. Daquele caos que parecia a escola no começo do ano, tudo se transformou. O Barnabé tem recebido frequentes visitas de pessoas que querem conhecer a escola depois do restauro. Tudo isso enche de orgulho quem fez parte da equipe de 2007. Depois da tempestade vem a bonança e, agora, estamos começando a colher os frutos.

Definitivamente, o ano de 2007 foi de grande aprendizado. Sobretudo esse, de que, muitas vezes, precisamos passar por momentos de grande dificuldades para que algo melhor aconteça. Pó, barulho e pedreiros já foram embora. E o que restou foi um ambiente de trabalho muito mais agradavel do que era antes da reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário