06 dezembro 2007

Tarde do Sushi (Parte - II): O Preparo do Sushi


O Sushiman (profissional que prepara o suhi) Marcel explicou aos alunos que o sushi surgiu meio que por acaso. Os japoneses de antigamente tinham o costume de conservar o peixe cru entre camadas de arroz, pois na época não existia geladeira. Nesse processo, o arroz em contato com o peixe acabava fermentando. Ao se experimentar o arroz fermentado com o peixe crú, descobriu-se que era muito saboroso e assim surgiu o sushi. Na foto abaixo, alguns exemplos de sushis encontrados nos melhores restaurantes do ramo.




No decorrer dos tempos o sushi foi se transformando, incorporando novos ingredientes, como as algas marinhas, e se sofisticando. Hoje existem muitas variedades de sushis, entre elas podemos destacar o Sake Sushi (feito de salmão), o Ebi Sushi (feito de camarão), o Tekka-Maki (mini sushi recheado com pepino ou peixe), Tamago Sushi (feito de ovo de galinha), Temaki ("canudo" de sushi) e Maguro Sushi (feito de atum). Em festas de descendentes de japoneses no Brasil, podemos inclusive encontrar sushis recheados com salsicha para agradar ao paladar da criançada. Na foto abaixo, o sushiman Marcel mostra parte da grande variedade de sushis existente.




O processo de preparo do sushi passa pelas seguintes etapas básicas: Molha-se as mãos numa vasilha com água. Coloca-se a alga em cima da esteira. Molha-se a alga. Pega-se um punhado de arroz cozido e coloca-se sobre a alga, espalhando sem apertar muito. Posteriormente, coloca-se o recheio, que pode ser peixe, kani ou pepino, no centro do arroz. Depois enrola-se com cuidado a esteira, apertando-se algumas extremidades para dar um formato arredondado ao sushi. Abre-se a esteira e corta-se o sushi em vários pedaços com o uso de uma faca especial para sushi.



Depois disso é só saborear! Parece simples, não? Mas não é! Para se tornar um bom sushiman é necessário muito estudo e muita prática. Existem cursos específicos para a pessoa se formar Sushiman. Durante a apresentação do sushiman Marcel, percebemos que a técnica de preparo do sushi requer muita habilidade e leveza de movimentos, pois se fizer muita pressão, o sushi pode sair muito duro.




Outro item importante está no capricho na disposição dos sushis que vão ser servidos. Não é somente o sabor que interessa, é necessário ter cuidado com a sua apresentação. Um bom sushiman, além de preparar um sushi delicioso, precisa saber dispor o sushi com elegância, seja numa enorme bandeja em forma de barco, seja num kit-sushi, simples, mas que já atrai o interesse através do simples olhar. Abaixo, disposição dos kits-sushis feitos pelo sushiman Marcel.



Fala sério! Olhando as bandejinhas assim, dá muito mais vontade de experimentar o sushi! Você não achaa mamãe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário