06 dezembro 2007

Tarde do Sushi (Parte I): Apresentação


No ano de 2008 será comemorado os 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Dentro deste cenário, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo lançou o Projeto "Viva Japão", que busca desenvolver, nas escolas de todo o estado, projetos que venham divulgar o centenário da presença da cultura japonesa em terras brasileiras. Abaixo, logotipo do Projeto Viva Japão.




Na Escola Barnabé, localizada no Centro Histórico de Santos, os professores Marcelo Suwabe (Geografia) e Mônica Penha (Matemática) desenvolveram o Projeto "Tarde do Sushi". Este projeto teve o objetivo de levar, aos alunos do Ensino Fundamental, o contato com um pouco da rica culinária japonesa. Através das técnicas de preparo, dos ingredientes diferenciados, dos modos e costumes de saborear e manusear o sushi, os alunos puderam se familiarizar com parte da vasta cultura nipônica. Tal cultura que passa a se tornar presente no Brasil graças à vinda dos primeiros imigrantes japoneses e ganha contornos verde-amarelos, graças ao sincretismo que os descentes fizeram com a própria cultura brasileira. Na foto abaixo, Prof. Marcelo, Profª Mônica e Sushiman Marcel.




Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no dia 18 de junho de 1908 em um navio chamado Kasato Marú. Vindos inicialmente para trabalhar na lavoura do café, sobretudo no interior do estado de São Paulo, os imigrantes japoneses e seus descendentes começaram a se espalhar pelos vários cantos do Brasil, ocupando espaço nas diversas camadas socioeconômicas brasileiras. Os descentes dos imigrantes japoneses continuam participando até os dias de hoje ativamente do desenvolvimento brasileiro, contribuindo, através das artes, da política, da educação e tantas outras atividades, para enriquecer a cultura desse imenso Brasil. Na foto abaixo, o navio Kasato Maru.



Uma imigrante japonesa que se tornou destaque não somente no Brasill, mas no mundo todo, foi a artista plástica Tomie Ohtake, cujas obras são apreciadas em exposições dos principais museus nacionais e internacionais. Os alunos do Ensino Fundamental puderam, a partir de pesquisas na internet, entrar em contato com algumas obras dessa artísta. A partir de então criaram seus próprios desenhos que foram expostos durante a Tarde do Sushi. Foto abaixo, Tomie Ohtake, artista plástica.



Para ensinar o preparo do sushi, a professora Mônica Penha convidou o sushiman Marcel do Restaurante Sea House de São Paulo. Marcel explicou para os alunos um pouco da História do sushi, seus ingredientes, técnicas de preparo e curiosidades sobre esta iguaria tão típica japonesa.

Abaixo seguem fotos e mais textos explicativos de todas as etapas que fizeram da Tarde do Sushi, uma tarde muito agradável, onde informação e experimentação se somaram para se transformar em conhecimento e aprendizado.

Ok! Marcelo (06/12/07)



Nenhum comentário:

Postar um comentário